Controlar a inadimplência é um dos grandes desafios das instituições de ensino. As mensalidades em atraso impactam diretamente no fluxo de caixa e no planejamento financeiro, e em alguns casos podem até mesmo gerar certos constrangimentos entre funcionários e alunos.

Sendo assim, encontrar soluções para minimizar esse tipo de problema é uma busca constante nas instituições de ensino. Se a sua instituição também enfrenta problemas com alunos inadimplentes, não deixe de conferir esse artigo que a Noah Tecnologia preparou para você e descubra como reduzir esse índice.

Como reduzir o índice de inadimplência nas instituições de ensino?

A inadimplência é um problema sério, capaz não somente de comprometer o fluxo de caixa, mas também de levar instituições de ensino a falência. Logo, pensar em métodos para a redução da inadimplência é uma medida urgente. A boa notícia, é que existem alguns meios de reduzir o número de clientes devedores, veja logo abaixo quais são eles.

Automação educacional

Os maiores centros estudantis do país já operam com sistemas inteligentes de automação educacional que, além de oferecer todo o apoio e organização acadêmica, auxiliam as instituições de ensino no faturamento e controle das cobranças.

No sistema Noah de automação educacional por exemplo, oferecemos controles avançados de contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa que permitem o melhor gerenciamento sobre as finanças. Mas, não para por aí, além das ferramentas de acompanhamento e análise financeira, o Noah automação educacional conta com avançada inteligência artificial e de automação de tarefas que permite a geração e baixa automática de boletos bancários, desta maneira, a equipe financeira da instituição foca apenas em alunos inadimplentes.

Apenas com a cobrança registrada por meio de boleto bancário e cobrança de multa e juros automáticos em caso de atraso, já é possível perceber reduções no índice de inadimplência, quando comparado a instituições que ainda trabalham com o tradicional carnê.

Terceirização do serviço de cobrança

Uma outra dica que ajuda e muito na redução da inadimplência, consiste na contratação de empresas terceirizadas de cobrança que se encarregam de manter contatos constantes com alunos devedores, buscando a efetivação do pagamento em aberto ou mesmo a negociação dos débitos quando for o caso, sempre visando a redução da inadimplência.

Vale destacar que as empresas que prestam serviços especializados de cobrança, contam com ferramentas, pessoal treinado e estratégias avançadas para a redução dos índices de inadimplência.

A Noah tem parceria com uma empresa especialista em cobranças no seguimento educacional, e conhece bem o trato necessário com alunos, bem como os aspectos legais. Caso essa seja uma alternativa para sua instituição, clique aqui e fale conosco.

Realização de campanhas para quitação de débitos antigos com desconto

Uma outra possibilidade para redução do número de inadimplentes consiste na realização de campanhas especiais de quitação, que permitam a renegociação de débitos antigos com desconto e caso necessário com parcelamento.

Este tipo de campanha incentiva os devedores a procurar acertar os pagamentos em atraso em busca das condições especiais oferecidas para quitação dos débitos.

Oferecimento de desconto para pagamentos antecipados

Outra prática comum e muito assertiva para gestão de inadimplência, consiste no oferecimento de descontos para alunos que realizam o pagamento das mensalidades antecipadamente ou até a data do vencimento.

Pagamento via cartão de crédito

Com o uso crescente dos cartões de crédito pelo brasileiro, algumas instituições de ensino já aderiram essa forma de pagamento como alternativa para facilitar o recebimento, evitando assim o crescimento do índice de inadimplentes.

Mesmo com o desconto da tarifa cobrada pelas administradoras das máquinas de cartão de crédito, esta tem se mostrado cada vez mais uma alternativa viável e benéfica para as instituições de ensino, que precisam reduzir a inadimplência e assim recuperar o caixa.

É importante destacar que se mesmo após todas as tentativas de negociação o pagamento das mensalidades em aberto não for colocado em dia, a instituição de ensino poderá se recusar a renovar a matrícula do aluno com débitos em aberto, e realizar a cobrança dos valores devidos por vias judiciais.

No entanto, para que a cobrança judicial seja possível, é essencial manter total controle sobre os débitos em aberto para que existam meios de comprova-los, além de um contrato de prestação de serviços bem estruturado nesse sentido. Nesse caso, mais uma vez um sistema de automação educacional, com emissão e registro automático de boletos e relatórios de inadimplência se mostra muito importante.

Como proteger as instituições de ensino da inadimplência?

Toda e qualquer empresa que trabalha com prestação de serviços ou venda de mercadorias com pagamento mensal ou a prazo, está sujeita aos inadimplentes. Sendo assim, é preciso além de negociar e cobrar, saber como se planejar para manter o equilíbrio financeiro.

A Noah Tecnologia também separou para você algumas dicas de gestão financeira, que podem manter o fluxo de caixa da sua instituição saudável.

Tenha um fundo de emergências

Esteja preparado para os momentos mais difíceis financeiramente, construindo um fundo ou reserva de emergências, para que a instituição consiga se manter em funcionamento, sem perder a qualidade do ensino e sem precisar contrair empréstimos, mesmo nos meses com maiores índices de inadimplência.

Tenha controle completo sobre o contas a pagar e a receber

Tenha total controle sobre todas as despesas, e também receitas da instituição com o auxílio de um sistema de gestão e automação educacional.

Ao conhecer todas as despesas e receitas a gestão financeira torna-se muito mais simples e assertiva, auxiliando no planejamento e também evitando imprevistos.

Visualize e reduza custos desnecessários

Como consequência do acompanhamento das despesas lançadas no contas a pagar, os gestores das instituições de ensino podem identificar facilmente desperdícios de recursos e pontos que podem ser otimizados, gerando economia, a fim de otimizar a gestão de recursos financeiros e ao mesmo tempo reduzir os impactos negativos da inadimplência.

Com despesas reduzidas e planejamento baseado em um bom sistema de automação educacional, as instituições de ensino e o seu fluxo de caixa conseguem suportar melhor a inadimplência.

Conheça a margem média de inadimplentes

Tenha em mãos informações e relatórios que contribuam para que seja possível conhecer uma margem média de inadimplentes. Margem essa que poderá passar a ser considerada no planejamento financeiro da instituição de ensino.

Sua instituição de ensino está em busca de soluções para otimizar a gestão financeira e reduzir o índice de alunos inadimplentes? Conheça a solução Noah Tecnologia em automação educacional e surpreenda-se com o potencial e a contribuição do nosso sistema para a gestão acadêmica e financeira da sua instituição.

Para saber mais, entre em contato conosco, conheça nossos produtos e solicite uma demonstração sem compromisso!

E-mail: contato@noahtecnologia.com.br

Telefone: (62) 99294-5508